domingo, 29 de janeiro de 2012

Nosso desfralde



Entaum... Hoje eu vim aqui contar para vocês como rolou o nosso desfralde.
Antes de mais nada, acho bacana salientar que de fato, cada criança tem seu "time" para tudo! Cada uma é única e esse lance de que com "x" meses precisa estar fazendo isso, com "y" aquilo é tudo bobagem... Acho que essas referências são apenas para isso mesmo, dar "referências" e não servir como regra para julgar se o seu filho está se desenvolvendo ou não bem.
Eu iria iniciar o desfralde do Pietro quando ele estava para completar dois anos, mas nessa mesma época ele ficou mega doentinho ( falei um pouco aqui ) e não vi oportunidade para faze-lo. Um tempo depois eu comecei, mas era nítido que para Pietro o tempo para o desfralde ainda não havia chegado. Foram SEMANAS investindo nisso e ele sempre fazendo xixi na roupa, não cedendo por nada para fazer coco no vaso... O número 2 ele simplesmente SÓ FAZIA se estivesse de fraldas e ficava visivelmente nervoso quando íamos troca-lo. Ele sabia que ia escutar pela milésima vez: Filho, você já está grandinho. Já pode fazer no banheiro, chame a mamãe... E por ai foi. Confesso que por muitas vezes ficava bem impaciente! Ele ficava o dia todo sem fraldas e o dia todo se sujando com xixi! Ai gente, quando o lance caminhava para um mês sem evolução eu simplesmente entendi que não era o momento mesmo... Eu conheço muitas crianças que desfraldaram bem cedo! Aqui na blogsfera e também fora dela, mas o para o Pietro, simplesmente não era o momento e ele já estava com 2 anos e meio.
Ok! Veio o inverno, a primavera e o verão de 2011. Minha vida estava um tumulto total, (falei sobre isso aqui) mas pensei: É hora de recomeçar o desfralde e na minha cabeça, hora de enfrentar "um problemão"... Sentei meu filho na minha frente e conversei com ele: Pietro você já tem quase 3 anos, é um meninão, fala de tudo, come sozinho e já é bem independente para muitas coisas! Precisamos tirar a fraldinha, pois isso é coisa de bebe e você já está grande! Veja seus primos, seus amiguinhos, todos usam o banheiro e não mais as fraldinhas e quando você quiser fazer xixi ou coco me chame.
Ele apenas me escutou e nem eu sabia ao certo se ele tinha compreendido bem o que eu quis dizer...rs rs 
O fato é que um belo dia, de fraldas, ele me disse: Mãe "preciso" fazer coco no banheiro! Nossa eu mesma fiquei assustada... Corremos para o banheiro e eu sentei ele lá. Fiquei segurando suas mãozinhas e aguardando... Fiquei com um enorme sorriso nos lábios enquanto esperava... e depois de alguns minutos e caretas do pequeno ele disse: TERMINEI!
Ahhhhhhhhhhhhhhh que delícia!!! Comemoramos, fizemos festa, demos o famoso tchauzinho pro coco e desde esse momento ele passou à pedir para usar o banheiro todas as vezes. Continuei colocando a fraldinha a noite por poucos dias, mas elas amanheciam sempre secas e ao acordar a primeira coisa que ele pede é para fazer xixi. Nosso desfralde levou 10 dias e foi para o dia e para a noite juntos! Estamos definitivamente livre das fraldinhas!
O recado que fica é: identifique e respeite o tempo do seu filho. Pietro desfraldou aos 2 anos e 10 meses! Mas foi de forma trânquila... Penso que forçar algo fora do tempo só complica e aprendi isso com ele. Aliás, Pietro me ensina muiiiiito!!!
Ah! Só para esclarecer...rs Nem cogitei "penico" porque detesto! Eu pensei naquela "tampinha" adaptadora para vaso sabe? Aquela acho bacana, mas lá em casa, o Pietro é quem se adaptou ao vaso e nem precisa do uso dela...rs
O desfralde foi assim pra nós! Bem trânquilo quando feito no tempo certo!
Super beijos!

Alê /Pietro

6 comentários:

Mãe Vaidosa disse...

Parabéns pro Pietro.
Essa semana quase perdi uma amiga por causa de desfralde eu dei a minha opinião e ela surtou comigo.
Ela queria começar com 1 ano. Pode isso:
Bjks

Gulli disse...

Oi Ale,
Nossa foi super importante eu ler este post, aqui em casa como esta calor,estou gravida e Lara com 2 anos e 3 meses iniciei o desfralde mas 'e frustacao total, ela nao faz no redutor,penico que canta...seja o que for de jeito nenhum....tenho mais uma tentativa que e o quadro de recompensas, caso nao de certo desisto e vi com voce que tem uma luz no fim do tunel....rsrs
(desculpe a falta de acentos mas o teclado ta maluco)
mil beijos Carla

Marina Rocha disse...

Parabéns, que bela noticia ;)

beijos.

Chama a mamãe disse...

É isso mesmo, cada criança tem seu tempo certo, e quando o desfralde é feito no tempo certo tudo é bem tranquilo.
Aqui em casa o desfralde ocorreu este mes, a Elô acabou de completar 2 anos, mas ela entendeu super bem e durou 10 dias tb, inclusive a noite.
Bjos e parabéns para o Pietro.

Genislene Borges disse...

Que maravilha que correu tudo tão tranquilo, sem estresse e sem traumas.
Beijos pro rapazinho do Pietro.

Cida Kuntze disse...

Que beleza Alê!!!
Estou feliz por vocês, parabéns!!!
Cada criança tem sua hora mesmo, não adianta forçar.
Beijinhos.