quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Escolinha, será que já é hora?

Oiê!!!
Deixa eu contar uma coisa pra vocês... ano que vem eu estava “pensando”... só “pensando” por enquanto (RS RS RS) em matricular o Pietro em uma escolinha por algumas horas. A intenção é faze-lo ter mais contato com outras crianças e ele seguir se desenvolvendo... Particularmente eu acho “cedo”...  Aliás, nem sei porque essa idéia encasquetou em minha massa "cinzenta", mããããssss... Sigo pensando... Algumas pessoas não tem opção e os filhos vão para escolhinha ainda bebes e enfim... O que sei é que TODAS crescem e se desenvolvem, mas a escolhinha contribui bastante para o desenvolvimento... Eu conheço crianças da idade do Pietro que me parecem bem mais articuladas, falantes, espertas, independentes, etc. E eu sei que parte disso vem justamente dos estímulos da escolinha. Mas eu respeito o tempo, características e os limites do meu filho e isso não me faz ter inveja ou me preocupar quando vejo crianças mais desenvolvidas que ele em alguns quesitos... Quer um exemplo? O desfralde aqui vai demorar pacas... Se eu acho ruim? Nécas! tentamos e já percebi que ainda não é o tempo dele... è parecido com desmame sabe? Acho que rola natoralmente, é so ter paciência e deixar o amor conduzir essas ações... Eu vou amar meu filho sempre em qualquer circunstância e cada indivíduo é único. E por falar em único, acho que meu bebe será o único menino de 2 anos careca!!! Será que até fevereiro/11 esse cabelo cresce? RS RS A DINA até brincou comigo me perguntando se eu passo a máquina na carequinha dele... rsrsrsrs É herança genética, pois eu e o pai dele eramos carequinhas tbém... O pai dele inclusive voltou à ser depois de adulto...rsrsrsrs Morro de vontade de usar um gel, fazer um topetinho da moda nele ou simplesmente usar um simples condicionador...rs rs rs Primeiro corte de cabelo? Meu sonho de consumo!!! Rsrsrs
Mas voltanto ao assunto da escolinha... Nunca pensei que essa pesquisa fosse tão exaustiva e que me causasse tanta dúvida e insegurança... Ser mãe é mesmo “padecer no paraíso”...rs rs Com base nisso, fiz um post hoje para o RECANTO com algumas informações que eu julguei me dar um norte sobre o assunto... Agora... Decidir qual escola e se ele vai mesmo pra lá ano que vem é algo que ainda preciso amadurecer ( e muito!) no meu coração...rs rs rs

22 comentários:

Alessandra disse...

Lezoca querida, como vc mesmo disse, cada criança tem seu tempo, por isso não fique encanada se o Pietro é menos articulado do que outras crianças.
A única coisa que posso falar é a respeito de minha experiência, pro Pietro tiveram 2 lados esse lance de escolinha, se por um lado ele vivia doente pq ficava na escola das 7:45 às 17:00hs, por outro ele tb sempre foi uma criança super sociável. Enquanto o filho de muitas amigas minhas estranhavam todo mundo, o Pietro parece político em época de eleição (saí na rua dando tchau e mandando bjo pra todo mundo...rs)
Outro ponto legal da escolinha, é que ele se alimentava muito melhor, comia frutas, tomava sucos e comia de tudo, agora não come fruta nem a pau e prefere besteiras a coisas saudáveis, eu sofro com isso, pq de certa forma aqui em casa sempre tem um que vem buscá-lo e sem que eu veja ´dão bala, bolacha, chocolate e até refrigerante, isso pq eu deixo bem claro que abomino dar refri pra criança.
Então amiga, veja o que vc acha melhor pro seu filhote, eu acho que algumas horinhas por dia são bem legais pra eles terem contato com outras crianças, estou até pensando em colocá-lo no ano que vem, já que ter outro filho pra fazer companhia está fora dos meus planos.
Ah, não liga pra carequice dele não, eu tb fui careca por muito tempo e sempre fui um bebê lindo (modesta eu né?).
Outra coisa, vc já conseguiu tirar a chupeta dele?
Estou pirando com esse lance de chupeta, o Pietro tá mais viciado do que nunca.
Bjs

Anjinho disse...

Bom amiga, ainda ñ sou mãe, mas vou dar-te um conselho como educadora q sou.
Olha, como vc mesma disse cda criança tem seu tempo e lógico q a escolinha ajuda no desenvolvimento da criança, mas desenvolvimento em todos os sentidos, inclusive nas más ações q as crianças tendem a copiar de outras crianças, como mal criações e chigamento, dentre outras atitudes.
Então, acho q a idade certa p/ q a criança inicie na escola é a partir dos 3 anos completo, pq neste período a criança está mais independente e sabe se defender melhor.
muitas crianças tronam-se até agressivas qnd tem contato logo cedo com outros bbs com tais costumes, bem como as vezes tomam aversão a escola.
pensa nisso e bjokas!

Nayara Grosskopf disse...

Oi flor, realmente escolinha é um assunto muito sério e vc deve pensar no que vai ser melhor para seu filho.
Eu não tive opção, tive que colocar a Luísa na escolinha para trabalhar, mas sei que foi uma decisão boa pra ela.
Ela gosta muito de lá, é bem sociável, brinca bastante, e tem se desenvolvido bastante. Aprendeu falar bastante, faz várias brincadeiras e no meu ponto de vista a escolinha fez bem pra ela.
Mas se vc tem com quem deixar o pequeno aí já é outra opção né. Agora se vc tem interesse em colocá-lo pra interagir com outras crianças, te garanto que é uma boa.
Mas a decisão deve partir de vc.
Fiquem com DEUS
Beijos

Roberta Souza disse...

Oi, Alê. Fica tranquila, seu filhote está se desenvolvendo de forma exemplar. Se ele ainda vai fazer 2 anos ou ja tem, é normal usar fralda ainda. A fase anal da criança(Quando começa a controlar o ânus.) é de 2 a 3 anos. Nem é bom incentivar isso muito cedo mesmo não. Como você disse, o bebê tem o tempo dele... Agora quanto a escolinha, realmente o negócio é complicado. Já comentei la no Recanto.

Beijão!!!

Paty Fortunato disse...

Ai amiga,

Vivo com essa mesma dúvida. Quero mto trabalha no ano q vem,meu marido promenteu abrir um negócio pra mim,coisa q sempre quiz,mais pra isso tenho colocar meu filho na escolinha, não confio em babá,não quero de jeito nenhum. Meu filho vai está com 2 anos e 7 meses em março 2011 época q pretendo colocá-lo na escolinha,acho tão novinho ainda,tb não desfraldou ainda... tem medo,ainda não decidir,mais quero mto.

Beijocas!

Milka disse...

Oi Alê,
eu coloquei a Luiza agora, mês passado, no começo foi bem difícil,mas agora ela já está bem adaptada.
apesar do pouco tempo que ela está lá, já desenvolveu bastante a fala, já chama a professora pelo nome e até arrisca algumas outras palvras. Aqui em casa ela não falava quase nada, acho que o convivio com outras crianças fez muito bem a ela.
beijus pra vcs

Mamãe do Matheus disse...

Oi Ale...Humm...assunto delicado esse de escolinha..rs*
Eu quando resolvi colocar o pequeno aqui na escola ele tinha 2 anos e alguns meses.
A nossa experiência aqui não foi muito boa...o pequeno vivia doente...era uma semana na escolinha,duas em casa.O pediatra já tinha nos alertado que depois que ele entrasse para a escolinha que seria bem assim.
Então,além das doenças,Matheus aprendeu muita,mas muiiiita coisa feia!
No Natal daquele ano,voltei para nossa casa chorando,porque os dias que passei na casa da minha mãe foram bem constrangedores...o pequeno aprendeu na escolinha a bater,daí qualquer pessoa que ia na casa da minha mãe ele batia no rosto delas...e era muito chato.
Sem falar que se arrependimento matasse eu estaria mais de 7 palmos debaixo da terra..rs*(o pequeno devido a umidade demais na creche e aqui na cidade,ele ficou com rinite)...de lá pra cá...muitas crises o pobrezinho teve,sem necessidade.
Depois de pensar e pensar...decidimos tirar ele da escolinha.Foi um santo remédio!
Ficamos em casa "podando ele literalmente"devido aos maus modos que aprendeu...mas com muito suor,paciência e amor...ufa!Conseguimos!
O pediatra do pequeno aqui recomenda que a criança comece a frequentar a escolinha aos 4 anos.Porque daí ela já tem mais defesa...e está maiorzinha para aprender e fazer um novo vinculo com outras crianças e até para aprender a se socializar.
Cada mãe sente e sabe o que deve fazer....pense bem e concerteza vc tomará a melhor decisão para a vida do seu pequeno.
Beijos!
Danny e Matheus
www.mamysdematheus.blogspot.com

Nine disse...

Oi Alê! Eu não matricularia meus filhos em escola antes da idade regular para eles (que hj acho que é aos 5 ou 6 anos, né?).

Digo isso porque se na escola eles aprendem coisas legais, aprendem as ruins tb, e justo numa fase em que eles ainda são frágeis e estão formando seus conceitos, sua personalidade.

A minha filha foi para a escola quando terminou minha licença maternidade, hj com 1a6m ela não vai mais e sinceramente não notei nenhum desenvolvimento acima do normal no tempo em que ela estava na escola. Ao contrário eu a sentia sempre estressada, cansada. Acho dura essa rotina para os pequeninos...

Eu e minha irmã do meio só fomos para a escola com 5/6 anos e sempre gostamos dela, já minha irmã menor que nasceu temporona e na era das escolinhas foi desde os 2 anos, então aos 6, 7 quando precisava ser alfabetizada já estava de saco cheio...

Enfim, muitas não têm escolha, mas se tiveres, pense um pouco mais...

Beijos!
Nine

Simone - Mariana minha flôr disse...

Fique de cabeça gelada, coloquei a Mariana com 2 anos e 6 meses e foi a melhor coisa que fiz, ela nunca estranhou nem chorou, acho que se tivesse colocado mais cedo não ia dar certo e mais tarde ela ia estranhar pq aí já ia entender mais as coisas, quando coloquei ela estava no inicio do desfralde e a escola me ajudou muito, ela ama a escolinha e quando não tem aula ela fica brava que vai sentir falta da tia Méri, que por sinal é um amor e só elogios para a Mariana.
Beijos

RENATA disse...

Oi ALê!
Descobri hj o seu blog e adorei!!! Eu e o Lucca já nos tornamos seguidores!!! Parabéns pelo filhão, ele é lindo!!!
Depois dá um passadinha no nosso para nos conhecer!

http://luccaminhavida.blogspot.com/

Beijinhossssssss!!!

Roberta disse...

Oi, Alê! Meu nome é Roberta e essa é a primeira vez que visito seu blog. Seu filho é lindo, um rapazinho. Tem carinha de rapaz mesmo, de rapaz sério... rs. Eu já dei aula para crianças de dois anos e realmente a escola ajuda bastante no desenvolvimento. Penso seriamente em colocar a minha filhotina na escola quando ela fizer dois anos também, pois meus sobrinhos moram muito longe daqui e ela quase não convive com outras crianças, Criança tem que conviver com criança (minha opinião), senão acaba "pegando" umas manias de adulto, sei lá. Um beijão pra você e para o Pietro!!!!

Roberta (misturebadaro.blogspot.com)

Nanda disse...

Alê, a minha primeira filha, entrou na escola com 1 ano e 8 meses, mas foi por solicitação do médico, ela na época fazia acompanhamento com um neuropediatra, e ele achou que ia ajudar muito no desenvolvimento dela, já que na minha familia a diferença dela pra a prima mais nova era de 12 anos...
A Bruna tava ficando com atitudes mais maduras, não vivendo a infancia, e o médico achou q o ambiente q a estava tornando assim e a convivencia com crianças iria ajudar! ajudou demais, maaaaas por outro lado hj ela parece mais preguiçosa, uns acham que é pq ela entrou cedo demais ai cansou de escola, mas o medico diz q é da idade...
Talvez sua pediatra ajude sobre essa decisão, pq cada criança uma situação, talvez dê pra esperar mais um pouquinho, mas o seu coração vai saber o melhor pra ele!
Coração de mão nunca erra!
Ah, e obrigada pela visita, adorei!!!
Estou na espectatica, final de gravidez, medo de ta esquecendo de algo..rsrsrsrs mas muito feliz!

Beijos, bom fim de semana!

Unknown disse...

Oi ALê! Estou conhecendo seu blog agora e adorei, viu? Pietro é muito, muito fofo!

Essa questão do momento de ir pra escola é complicado mesmo. É tão relativo! O que é bom para uma criança e para a família dela pode não ser para outra e vice-versa. Acho que a gente tem que ver as nossas necessidades, a de nossos filhos, sem preocupações com as outras pessoas, ou com outras crianças, pois cada um sabe de sua realidade, né? Mas você está certa de seguir o seu coração, este sim, é pura intuição e é conduzido pelo amor, e por isso mesmo é o caminho mais certo!

Bjos querida! Tô te seguindo, passarei sempre por aqui!

Ivana

Ana Paula disse...

OI Alê, conheci o seu blog e adorei.
Estou no mesmo dilema se coloco os meus dois ou não.
Fui visitar uma escolinha, gostei, masss... ainda não me senti segura.

Ser mãe não é fácil... queremos sempre o melhor para eles. Será é melhor eles ficarem conosco ou ir para a escolinha? Pois é estou tão perdida da silva que... ai ai ai ... até Fevereiro decido...

bjsss, estarei sempre aqui !

Dani disse...

Oi Alê,

O Léo vai para a escolinha desde 5 meses e meio por meio período, pois voltei a trabalhar.
Eu preferi do que deuxar com uma babá justamente pelo contato com outras crianças, estímulos e afins. O Léo está com quase 11 meses e não me arrependo. Mas vc tem que seguir os seus instintos e ver o que é melhor para vc, seu pequeno e sua família!
Boa Sorte na sua decisão!
Bjos,
Dani

Danielle Donda disse...

ai, me dói no coração ver um Titikinho desse na escola....
Eu vou protelar o maximo que puder...

Mas uma coisa eu admito: menino que frequenta escola, é mais descolado e mais sociavel!


Vc que manda, e su coração tb!Bj

DOIS BABÕES E UM BEBÊ JÁ GRANDINHO disse...

Minha linda, coloquei o Bruno na escolinha com 2 anos e me arrependi amargamente.
(não era a mesma escola que ele estuda hoje. A escola que ele estuda hoje é perfeita, talvez, se eu tivesse colocado nela não estaria arrependida).
Digo mais, não considere $$$ em sua escolha. Considere SEGURANÇA, HIGIENE, INFRAESTRUTURA e PROFISSIONAIS QUALIFICADOS.
Com 2 anos eles não se defendem direito.. meu filho apanhava, vivia mordido... eu ia p/ a porta da escola e quebrava o pau com a diretora e a professora. Sem contar que vivia doente.
Sabe o que eu fiz???? Tirei da escola no meio do ano e esperei ele completar 3 anos para coloca-lo na escola atual.

Guilherme Palma disse...

A mãe nunca acha que seu filho esta pronto para ir para a escolinha. Eu imagino que depois dos 2 anos já pode ser recomendavel. Voce tem que observar se ele se retrai junto com outras crianças, se esta muito dependente de voces. Se for o caso deve ir para a escolinha para se soltar mais, realmente ter contato com outras crianças. Esse negócio de aprender coisas erradas e malcriações com outras crianças não tem jeito, faz parte. O que vai diferenciar vai ser sua educação.
Beijos e boa sorte na sua escolha

nayara.kraemer@gmail.com disse...

Olha o João é bem menos desenvolvido que um monte de crianças que eu conheço . E também estou pensando em coloca-lo na creche ano que vem , mas também fico numa duvida cruel ... É phoda para gente essa escolha !!!

Unknown disse...

Nossa quem me dera ficar com o Gui até ele completar 2 anos pelo menos!! Admiro muito quem consegue. Eu to indo pro 7ºmês, mas logo terei que voltar a trabalhar, mas acho legal você tentar ir aos pouquinhos. Ter contato com outras crianças, ter uma outra rotina, e essa questão da fralda, vai de criança para criança. Claro que se ele tivesse 4 anos seria legal analisar o pq, mas vá com calma, que aos poucos ele vai largar!!

um bjãooooooo

Baby Cebolinha (mamãe Menta) disse...

Eu penso tbem em colocar meu baby cedo na escolinha, 1 ou 2h por dia pra acostumar..mas acho que esse cedo vai ser lá pelos 9 ou 10 meses... antes disso vamos começar natação rsrsrs
Olha,mudei meu blog, me segue lá.. www.mamaedobebecebolinha.blogspot.com

bjos

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

oi amiga, que bom que vc está só pensando nessa hipótese e não é nada certo ainda, pois assim vc pode pensar bem tranquila né! Mas olha eu, só tenho + 3 meses de liença maternidade e já estou aqui pensando aonde coloca-lo e com o coração rachado já só de pensar em deixar um bb de apenas 6 meses o dia todo em uma creche, e ficar pensando em como irão cuida-lo e tal, já que só mãe mesmo pra dar aquele amor de verdade para o seu filho.. ai ai ai (suspirosss).

Pois é... seu Pietro aí careca e meu Pietro aqui tbm careca, hehe, até qdo será né?

bjks